publicorA PUBLIÇOR  – PUBLICAÇÕES & PUBLICIDADE, LDA. foi socialmente constituída em 15 de Fevereiro de 1974, sendo, então, seus fundadores J. Moura Lda, representada por Gustavo Manuel Soares Moura, António Lourenço de Melo e José Maria Pacheco Ferreira de Melo. Em 3 de Outubro de 1990, José Maria Pacheco Ferreira de Melo adquiriu as quotas dos restantes sócios, ficando o capital social repartido pelo referido sócio-fundador, com uma quota de 40% e pelos seus filhos João Paulo e Maria João Pascoal Ferreira de Melo, cada um com uma quota de 30%. Em 2007 a Publiçor foi adquirida pela empresa de artes gráficas Nova Gráfica Lda.

Tendo começado por actuar no mercado da comunicação social, a PUBLIÇOR, mercê do trabalho entretanto desenvolvido, foi convidada e nomeada em 1978 pelo ITT (PORTUGAL), S.A, concessionária e editora das listas telefónicas oficiais em Portugal, ficando como agente geral para a Região Autónoma dos Açores, actividade que terminou em 2000, por força da cessação do respectivo contrato de representação.

Em 1980 a empresa expande os seus negócios para a área editorial de guias turísticos, tendo publicado na altura o primeiro “Guia Turístico dos Açores”, produto apresentado em 4 línguas (português, inglês, francês e alemão) e cuja tiragem actual atinge os 80.000 exemplares.

Seguiu-se, mediante a evolução favorável do mercado turístico, a publicação de “Guias Turísticos Municipais”, editados em português e inglês, cuja tiragem média actual ronda os 4.000 exemplares por livro.

Em 1985, com a instalação de um banco de dados, a PUBLIÇOR procedeu ao levantamento de todas as empresas e profissões liberais, com actividade económica significativa no mercado açoriano. Com base nesse suporte informático foi editado o primeiro “Directório de Actividades Económicas dos Açores”, importante e valioso repositório do tecido empresarial açoriano, devidamente classificado e ordenado por ilhas e municípios. Esta publicação, com uma tiragem de 5.000 exemplares, permite uma correcta apreciação do mercado empresarial açoriano e constitui, por isso, um excelente veículo de promoção de negócios.

Em 1990 surge no mercado a “Agenda Comercial dos Açores”, publicação destinada aos gestores e quadros das empresas, dotada de informações que interessam, em particular, aos utilizadores residentes na Região. Com uma tiragem actual de 4.000 exemplares, esta publicação apresenta-se dividida em três secções: Informações de utilidade pessoal, diário e informações de utilidade pública.

Em 1994 a PUBLIÇOR, no âmbito da sua actividade editorial, lança no mercado uma nova publicação virada para o património histórico-cultural dos Açores. Este produto apresenta-se documentado e ilustrado em bilingue, português e inglês. Até à presente data já foram publicados livros sobre Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste, Vila do Porto, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Madalena do Pico, Velas de São Jorge e Horta. A actual tiragem média é de 4.000 exemplares por edição.

Em 1995, dando continuidade à sua vocação editorial, a PUBLIÇOR alarga a sua actividade à comunicação social lançando no mercado o jornal TERRA NOSTRA, a única publicação regional de informação intermunicipal que serve o arquipélago dos Açores e as comunidades açorianas radicadas nos Estados Unidos da América e Canadá. Com uma tiragem actual de 2.000 exemplares e 40 páginas de informação, o jornal TERRA NOSTRA espelha, sobretudo, a imagem real do poder e da vida local.

Em 1997, com o advento da Internet, a PUBLIÇOR, proprietária e editora de diversas publicações de informação turística, económica e cultural, lança no mercado o “AZORES NEWS”, o primeiro jornal electrónico dos Açores vocacionado para servir em formato flash o universo das comunidades açorianas residentes ou não no Arquipélago.

Em 1998 a PUBLIÇOR lança no mercado o ROTEIRO TURÍSTICO DE ILHA, um importante e indispensável suporte de informação, em português e inglês para quem nas suas deslocações aos centros urbanos, circuitos e passeios turísticos, pretende visitar e conhecer, em cada ilha, os pontos de maior interesse.

Em 2008 a empresa Nova Gráfica adquiriu a totalidade do capital da Publiçor e uma das primeiras medidas foi a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. O Sistema implementado foi certificado no final desse mesmo ano, tendo sido a Publiçor a primeira empresa do país com a certificação na nova versão da norma.

Em 1984 o Guia Turístico dos Açores foi destinguido, na cidade de Paris, com o Grande Prémio Mundial de Guias Turísticos, atribuído pelo respectivo Comité Internacional. Em 2009 foi destinguido no concurso Papies 2009 com um grande prémio.

Em 2010, no decorrer da Cimeira da Nato, a decorrer em Lisboa entre os dias 19 e 20 de Novembro, e mediante uma iniciativa da Publiçor, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, irá receber uma edição especial de umas das obras mais emblemáticas do escritor Manuel Ferreira, uma versão de luxo daquele que é considerado o livro mais pequeno do mundo escrito em português, da obra bilingue “O Barco e o Sonho”, com as dimensões de 12×17 mm. Esta obra, está inclusive a ser divulgada pelas diversas entidades governamentais e não-governamentais dos Estados Unidos da América.

É de salientar que, no seu portfólio editorial actual, a empresa conta atualmente com 206 livros.

Em suma, a PUBLIÇOR, Publicações & Publicidade, Lda., tem como principal actividade, a edição de publicações periódicas e não periódicas e desenvolvimento de publicidade, criando desta forma um conjunto de produtos, estrategicamente planeados e direccionados essencialmente para o turismo, promovendo de uma forma singular, o destino Açores. A intermediação de serviços, é outra das suas vertentes de negócio, servindo de elo de ligação entre empresas de diferentes serviços, que complementam a actividade central da Publiçor.